Revista Marxismo Vivo – Nueva Época Português N° 8

Grande parte desta nova edição de nossa revista está dedicada a socializar os debates programáticos que aconteceram no 12° Congresso Internacional da LIT-QI, realizado em junho deste ano.

Este congresso da LIT-QI deu início à tarefa de elaborar o programa da nossa Internacional, que deverá ser concluído no prazo de dois ou três anos.

Atarefa de elaborar o programa é a grande tarefa do momento, por que só com um programa e a partir de uma compreensão do que acontece no mundo é possível determinar o que fazer frente à realidade.

Não é que a LIT-QI não tenha um programa. Nossa compreensão do mundo e as tarefas que se desprendem desta compreensão estão expressas em dezenas de resoluções, documentos e artigos. Porém não existe um material que sistematize essas conclusões. E, o mais importante, não

existe uma atualização acabada do programa a partir das grandes mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, fundamentalmente a partir dos processos de restauração do capitalismo e de des truição dos regimes dos partidos comunistas no Leste Europeu.

Para iniciar a batalha pela construção do programa, nos oito meses do pré-congresso e no próprio congresso mundial, foram debatidos três grandes temas: o caráter do programa, as conclusões sobre os processos do Leste Europeu e os revolucionários frente às eleições e ao parlamento

Neste período, foram produzidos dezenas de textos sobre esses temas que, por sua vez, provocaram profundos e inúmeros debates.

A revista Marxismo Vivo – Nova Epoca é uma ferramenta a serviço da elaboração e da socialização das elaborações programáticas. Neste sentido, não poderia estar ausente da divulgação deste rico processo que está se desenvolvendo no interior da LIT-QI. Entretanto, seria impossível que nela se reproduzissem o conjunto dos textos que foram produzidos pelos militantes da LIT-QI. Por isso, o Conselho Editorial da revista optou por pedir a vários dos principais protagonistas desses debates que apresentassem, cada um deles, um artigo com sua visão polêmica sobre alguns dos grandes temas debatidos, à exceção do primeiro tema, caráter do programa, que já tratamos na edição anterior. Este é o conteúdo central desta edição de Marxismo Vivo.

 


Tags: