Revista Marxismo Vivo – Português N° 12

O ano de 2005 vai chegando ao fim e achamos conveniente apresentar a nossos leitores uma visão global do que ocorre hoje no planeta. Por isso, incluímos nesta edição de nossa revista uma série de artigos agrupados sob o título A Situação Mundial, mostrando as principais conclusões da LIT (Liga Internacional dos Trabalhadores – IV Internacional) em seu VIII Congresso, em julho deste ano. Mas também, nesta mesma edição, estamos publicando uma série de artigos agrupados sob o título Leste Europeu: Restauração e Revolução.

Dessa forma, uma boa parte desta edição está dedicada a explicar o que ocorre no mundo hoje, e outra parte, a tirar conclusões do que ocorreu na Europa do Leste há quase 20 anos, e esta combinação de artigos tem uma justificativa. A cada 30, 40 ou 50 anos ocorrem fatos em um país ou em determinada região do planeta que têm repercussão mundial. No século que passou tivemos quatro desses grandes acontecimentos: a Primeira Guerra Mundial (de 1914 a 1918); a Revolução Russa (1917); a Segunda Guerra Mundial (de 1939 a 1945) e no final da década de 80 e começo da década de 90 tivemos os chamados acontecimentos do Leste, a restauração do capitalismo nos países dessa área e, a posteriori, uma ampla mobilização revolucionária das massas, que foram derrubando, um a um, os regimes de partido único encabeçados pelos PCs.

Isso levou a profundas transformações, não só nessa região mas no mundo inteiro. Econômicas, políticas, militares, geográficas. Esses fatos deram origem a guerras, revoluções, grandes debates ideológicos e, entre a esquerda, organizações inteiras desapareceram, outras entraram em crise e muitas novas foram construídas.

Em outras palavras, as transformações ocorridas a partir dos acontecimentos do Leste foram tão profundas que são raras as coisas que acontecem hoje que podem ser explicadas sem um estudo e um balanço desses fatos que ocorreram há 20 anos. Daí a importância de publicar estes dois textos em uma mesma edição.

O Dossiê desta revista está dedicado a analisar o problema do petróleo no mundo, uma questão chave para entender muitos outros fatos, em especial as guerras que vem ocorrendo.

Fechando a edição, publicamos um trabalho sobre o problema da opressão da mulher, visto a partir de um novo ángulo: o debate que ocorreu ao longo da história no seio das quatro Internacionais operárias.

 


Tags: