Revista Marxismo Vivo – Português N° 19

O principal jornal de língua espanhola do mundo, o Clarín, da Argentina, estampou o sugestivo título de “Os cinco dias que abalaram o mundo” na primeira página de sua edição de 21 de setembro, para caracterizar a crise econômica. No início pareceu exagerado para muitos, mas agora, há mais de um mês de tal título, ele poderia ser considerado tímido. Por que falar só de cinco dias quando faz quase dois meses que a economia capitalista não pára de cair?

Ninguém pode afirmar a esta altura, com segurança, se a atual crise será igual, inferior ou superior à de 1929. No entanto, a comparação com esse ano fatídico para o capitalismo torna-se inevitável. E as conseqüências da atual crise? É difícil prevê-las. Mas de algo não podemos ter dúvidas: profundas mudanças ocorrerão em praticamente todos os terrenos da vida econômica e humana. Nenhum país, nenhuma classe social e inclusive nenhum ser humano deixará de ser afetado pela crise econômica global.

Esta crise e suas conseqüências obrigaram os marxistas a atualizar seu programa. A revista Marina Vios, que nasceu justamente para ajudar à necessária atualização programática imposta pelos acontecimentos do Leste europeu, não vai fugir desse desafio. Por isso, esta edição começa a abordar, com bastante peso, a crise econômica mundial e não temos dúvidas de que no futuro muitas páginas desta revista continuarão dedicadas a esse tema.

 

 


Tags: